Sintomas da Artrose

Mas o que o paciente que tem artrose sente?

Não daria para resumir tudo em apenas um texto… Mas a questão é primeiro saber de que articulação estamos falando. Isso porque cada uma vai gerar limitações diferentes para o paciente. Por exemplo, alguém com coxartrose (artrose do quadril) pode ter dificuldade para calçar meias ou sapatos,devido à limitação de movimento que a artrose do quadril trará.

Também precisamos entender que esta é uma doença progressiva: se analisarmos, por exemplo, um individuo com gonartrose (artrose do joelho), os sintomas inicialmente podem ser apenas leves, como dor e inchaço local no joelho após esforços (Figura 1).

Além disso, podemos encontrar dor após atividades do dia-a-dia como após uma caminhada, dor ao agachar, dificuldade para se manter em pé por tempo prolongado ou ainda dor após subir ou descer escadas. Mas a depender do grau de acometimento, e das deformidades apresentadas, o paciente poderá apresentar grandes restrições para entrar ou sair de um carro, para se levantar de uma posição sentada, ou até mesmo para caminhar pequenas distâncias.

(Figura 1)

rx-artrose-joelho

(Figura 2)

Para se diagnosticar a artrose, o médico se utiliza de uma combinação de história clínica e exame físico detalhados, associados a exames de imagem, principalmente as radiografias (Figura 2). A partir disso, é possível entender o padrão de acometimento, a presença de deformidades ou de falhas ósseas, assim como classificar o grau do desgaste apresentado.

De maneira geral, isso é suficiente para que o médico consiga direcionar o tratamento que será proposto. Como já comentamos, a artrose é uma doença crônica progressiva, sendo que a degeneração articular em si não tem cura. Apesar disso, temos muitas opções de tratamentos para propor a fim de aliviar as dores, melhorar a amplitude de movimento, devolver mobilidade ao paciente e trazer novamente qualidade de vida. Assim, é recomendado que se procure uma avaliação médica especializada para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado.